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Dicas saudáveis para a prática esportiva - by Drica Siqueira

Dicas by Drica

Fonoaudióloga e instrumentadora cirúrgica. Apaixonada pela corrida de rua, e natação, sempre levantou a bandeira de vida saudável como prevenção de problemas futuros; quando, de repente, se viu envolvida mais do que nunca com a atividade física e a alimentação saudável. Drica é blogueira e fornece dicas do dia a dia que possam cuidar da saúde de forma preventiva com a atividade física/esporte.

FORTALECER A COLUNA É TÃO IMPORTANTE QUANTO O ABDÔMEN!

07 / 05 / 2015

Aeee pessoal da corrida..... aprendendo mais um pouquinho!!!Tenho várias amigas com estão se quixando de dores na lombar e deixando os treino de crrida de lado, para se recuperar!!! Então fui dar uma pesquisada sobre o assunto, e achei um artigo mto esclarecedor sobre este assunto!!! Espero que possa auxiliar muita gente a se preparar e evitar essas dores chatinhas!!!
Um beijo

Ilustração: Mauro Nakata
Ilustração: Mauro Nakata
- Durante a prática, há uma transmissão de energia dos membros inferiores para os membros superiores e vice-versa. Ou seja, os músculos envolvidos na mecânica da corrida não trabalham separadamente, muito pelo contrário; atuam de forma coordenada e interdependente para gerar uma cadência harmônica, fluida e eficiente.

- A musculatura do tronco fica no meio do caminho dessa transmissão de energia, contraindo-se e relaxando constantemente a cada passada.

-Estudos da década de 1990 mostraram que a ativação dos músculos do abdome (oblíquo interno e externo, reto abdominal e transverso) e da região lombar (principalmente os multífidos) acontece antes mesmo do início dos movimentos dos membros inferiores. Isso significa que existe um ajuste postural que se antecipa à ação das pernas.

-Outras pesquisas identificaram que o transverso abdominal, cuja função era subestimada, é o principal estabilizador da coluna lombar durante o movimento. E pessoas que sofrem de dores nessa região ou sentem a musculatura fadigada ? geralmente por excesso de treinamento ? apresentam um limiar mais alto para ativar esse músculo. Isso acaba prejudicando a estabilidade do tronco durante a corrida, podendo causar microtraumas, dores e degeneração precoce da coluna.

-Conhecendo um pouco melhor esses músculos, é possível afirmar que o fortalecimento não deve ficar focado apenas no abdome, mas também na região lombar. Por isso, nunca deixe de incluir em seu programa de treinamento sessões para tonificação do core. Se você tiver de escolher os músculos a serem exercitados, foque nos dois principais estabilizadores: o transverso abdominal, localizado na parte anterior do tronco, e os multífidos, que ficam na área posterior.

Fonte: suacorrida.com.br