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Dicas saudáveis para a prática esportiva - by Drica Siqueira

Dicas by Drica

Fonoaudióloga e instrumentadora cirúrgica. Apaixonada pela corrida de rua, e natação, sempre levantou a bandeira de vida saudável como prevenção de problemas futuros; quando, de repente, se viu envolvida mais do que nunca com a atividade física e a alimentação saudável. Drica é blogueira e fornece dicas do dia a dia que possam cuidar da saúde de forma preventiva com a atividade física/esporte.

SUCO ANTI CÂIMBRAS!!

08 / 05 / 2015

As câimbras musculares são movimentos involuntários dos músculos que provocam dores intensas.

Afetando geralmente os membros inferiores, como coxa e panturrilhas, elas são causadas pela sobrecarga do músculo, desidratação ou ausência de minerais como cálcio e potássio.

Uma boa forma de evitá-las é através do consumo de frutas, sendo a laranja uma das melhores escolhas.

Por ser ótima fonte de potássio, sódio e cálcio, a laranja é um excelente alimento para ser ingerido antes e durante as atividades físicas.
Uma boa escolha é o suco dessa fruta, que alia suas propriedades ao fator da hidratação.

É importante que o consumo seja imediato, já que muitas das propriedades se perdem com o tempo de armazenamento.

Além de ser uma aliada contra as cãibras, a laranja tem propriedades que ajudam a prevenir doenças como pedra nos rins e infecções virais.
Já o chá feito com suas cascas é ótimo para combater enxaquecas e reduzir o colesterol.
Vale ressaltar que os alimentos têm ação preventiva.
É necessário estabelecer uma rotina de consumo que permita a reposição desses sais minerais e não somente seu uso para efeito imediato.

O suco de laranja, quando consumido diariamente, traz benefícios que não se limitam apenas às cãibras.
Pela grande presença de vitamina C, já é um velho conhecido no combate a gripes e resfriados.

Além de uma alimentação rica, para evitar cãibras é essencial o uso de bons equipamentos como tênis para corrida e roupas adequadas, além de fazer alongamentos antes das práticas esportivas.

O suco de laranja pode ser feito sem espremê-las, utilizando toda a fruta no liquidificador.
Dessa forma, é possível aproveitar todas as propriedades, sem perder as fibras contidas nela e ainda facilitar o trabalho.


Vamos ensinar uma receita fácil e prática que pode ser feita todo dia no café da manhã: o suco anti câimbras de laranja e melão


O melão, assim como a laranja, é uma rica fonte de potássio, mineral que contribui para garantir uma ótima contração muscular e assim diminuir a incidência das cãibras.

INGREDIENTES

1 laranja descascada e sem sementes
2 fatias de melão
Algumas folhas de hortelã a gosto

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um suco cremoso e homogêneo.
As folhas de hortelã podem ser adicionadas dependendo do gosto de cada um, elas dão um toque refrescante ao suco.
Fonte: www.curapelanatureza.com.br