Esqueça um pouco do que você já leu sobre atividades físicas e treinamento. Existem os mais diversos tipos de treinamento que podemos imaginar e pelos quais já passou. Corrida, Musculação, Funcional, HITT, CrossFit, Zumba, e todos os outros esportes!

Agora pense, o que todos eles têm em comum? A resposta é muito simples, Movimento! Caro amigo, o seu “corpo” não entende o qual é o “melhor”, isto quem decide é você, através de impulso eletromagnéticos no seu córtex cerebral que enviam comandos para realizar determinados gestos mecânicos. Complexo, não é? Nem tanto! Estes estímulos neuro musculares é que te colocam em…Movimento…

Sabe o que é mais bacana dentro do Movimento? Quando você se cansa, quando seu “enjoyment” ou “estado de prazer” se esgota, simplesmente trocamos de atividades, há casos também podemos ficar eternamente nelas, mas isto são fatores psicofisiológicos, de bem estar, performance ou estética e resultados; são questões particulares e devem ser analisadas sob outros pontos de vista.

Independente das suas escolhas, os eventos acima se manifestam de forma fisiológica, a ciência que estuda as funções e funcionamento normal dos seres vivos. E se estamos falando das funções de exercícios, planejados e ou prescritos para que você possa realizar um conjunto de movimentos com eficiência sejam eles de resistência, endurance, cardiorrespiratórios ou de força, uns mais predominantes que outros, para qualquer uma das valências citadas ou conjunto delas e necessário sistematizar e tornar regular para que os objetivos sejam alcançados.

Para todos os tipos de movimento você precisa de força e para toda força você precisa recrutar um determinado conjunto de fibras musculares e para cada fibra muscular você precisa abastecê-las com oxigênio e outros macronutrientes, isto dito de maneira muito simplista, para que tudo funcione em conjunto e seus treinos e movimentos tenham a melhor resposta.

O resultado do treinamento é uma vida saudável que feito de forma regular te protege das mais variadas doenças, desde as coronárias como um infarto, como a metabólicas, a diabetes do tipo 2 ou melhorar a performance e estética. A vida moderna foi feita para que tudo se torne fácil para nós, mas pagamos esta contrapartida nos movimentando cada vez menos, tudo está automatizado. Por isto a importância do treinamento. Não importa o momento, a idade ou qual a atividade, não pare de treinar, seu corpo agradece!