Contribuições práticas da Análise do Comportamento e da Consultoria em Psicologia do Esporte


Qual a maneira mais eficaz de ajudar um esportista a ter disciplina, combater maus hábitos e aprender novas habilidades?

Como um coach pode motivar atletas a seguirem suas planilhas e aproveitarem ao máximo os treinamentos? Qual a melhor forma de ajudar atletas a transferirem o bom desempenho dos treinos para as competições?

Por que alguns atletas ficam excessivamente tensos ou nervosos antes de provas? Existe alguma maneira efetiva de controlar esse nervosismo e tensão?

Quanto nossos pensamentos e emoções são capazes de interferir nos nossos resultados? É possível controlar sentimentos indesejados, a fim de melhorar nosso desempenho esportivo?

Como as habilidades de autoconfiança, concentração e firmeza mental podem ser ensinadas aos atletas?

É preciso alertar que não existem receitas prontas para tais questões. O que existe, felizmente, é uma área de estudo da Psicologia dedicada ao Esporte e a compreender totalmente os princípios básicos e as técnicas da análise do comportamento, tornando possível responder individualmente cada uma dessas perguntas, e conforme demanda pessoal, essas respostas são transformadas em estratégias eficazes de intervencão para cada atleta.

Este é um trabalho que consiste, primeiramente, em analisar o funcionamento do atleta nas esferas: biológica (capacidade física), pessoal (repertorio individual de comportamentos aprendidos ao longo da historia de vida) e cultural (comportamentos compartilhados com grupos nos quais estamos inseridos).

Em seguida, busca-se entender os objetivos de cada individuo e, a partir daí, definir planos e estratégias para atingir os resultados desejados, utilizando técnicas comportamentais que possibilitam: ensinar novas habilidades, reduzir erros persistentes, motivar participação e persistência em treinos, promover autocontrole, disciplina, desenvolver e manter confiança e concentração, gerenciar tempo, entre tantas.

As possibilidades e alternativas de melhoria são inúmeras e, sempre, muito gratificantes! Afinal, quem não gosta de se cuidar e, por consequência, ultrapassar limites, quebrar recordes pessoais, sentindo-se confiante e preparado? Para muitos atletas, educadores físicos e técnicos, investir em uma consultoria de Psicologia Esportiva pode ser o grande diferencial de suas trajetórias.

Laís Joia Barcelos
Psicóloga Clínica
CRP 06/84387

Clínica de Terapia por
Contingências de Reforçamento
@ctcr_
19 99682-0820