A OBESIDADE é uma doença silenciosa que a muito tempo acomete uma grande parte da população mundial. Ela é porta de entrada para muitas doenças crônicas, como a intolerância à glicose, resistência à insulina, dislipidemia, diabetes do tipo 2, hipertensão, concentrações plasmáticas elevadas de leptina, tecido adiposo visceral aumentado e maior risco para doenças coronarianas e de câncer.

Entretanto muitos homens e mulher podem apresentar sobrepeso ou maior quantidade de gordura sem apresentar nenhum componente de síndrome do obeso, citados no paragrafo acima, por isto é importante conhecer e distinguir alguns conceitos. Sobrepeso, gordura excessiva e obesidade podem ser palavras muito parecidas mais não são iguais sob uma classificação científica.

Vamos aqui contextualizar alguns significados: 0 Sobrepeso se refere a peso corporal obedecendo uma média percentual para estatura, idade, sexo acompanha um acumulo, indivíduos com sobrepeso pode ou não ser acometidos de doenças crônicas e em alguns caso são classificado como atletas, um exemplo são os arremessadores de peso ou lutadores de sumo. Gordura excessiva é o excesso de gordura que ultrapassa a média estabelecida pelo sobrepeso, neste caso a adiposidade excessiva é a expressão ideal para avaliar níveis de gordura em indivíduos e grupos. Já a Obesidade é uma condição de gordura excessiva que acompanha todas as comorbidades citadas no parágrafo inicial que compõe as doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Sabemos que a industrialização, a grande concentração das pessoas nas mega cidades, estilo de vida e desenvolvimento econômico podem ser uma das causas da obesidade no Brasil, nos últimos 10 anos o excesso de peso aumento 26, 3% e a obesidade teve um acréscimo de 60% em igual período. Uma das saídas para a cura desta EPIDEMIA é o uso de atividades físicas de forma regular.

 

Eduardo Barbosa

Personal Trainer